TIC na Educação

2009

 Objetivos:

 -Tornar a sala de informática um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano).

- Realizar um trabalho de parceria com os professores da rede através de discussões e reflexões permanentes sobre a importância da informática na prática pedagógica, bem como a utilização do recurso nas aulas de forma sistemática e adequada aos objetivos do ensino.

Desenvolvimento:

- Levantamento e estudos de CDs do acervo das escolas e elaboração de tabela descritiva dos mesmos para futuro uso dos professores;

- Levantamento e estudo de sites pertinentes ao conteúdo dos diferentes anos (séries);

- Solicitação do registro das aulas: descrição de experiências para futuras trocas entre os docentes e para levantar pontos de reflexão acerca do atendimento dos objetivos do projeto;

- Reunião com coordenadores pedagógicos para discussão sobre o uso pedagógico da sala de informática;

- Elaboração de sugestões de atividades para o trabalho em sala de aula/informática a partir dos conteúdos do material didático e das atividades descritas e/ou já realizadas pelos docentes da rede; e

- Orientação individual aos professores, realizadas a partir de dúvidas em relação às atividades propostas e/ou quando o professor planejar alguma aula e necessitar de auxílio para organizar a prática.

 

 

 

2010

 A sociedade atual pode ser considerada tecnológica, uma vez que o uso das tecnologias está presente em todos os setores do cotidiano. A educação também tem sido influenciada por esta sociedade tecnológica, principalmente a partir da última década do século XX, quando a internet começou a fazer parte de todos os segmentos sociais, administrativos, acadêmicos e científicos, com ela mudaram as formas de trabalho e de comunicação.

Juan Ignácio Pozo, em seu artigo A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter a informação em conhecimento, diz que “a informatização do conhecimento tornou mais acessíveis todos os saberes ao tornar mais horizontais e menos seletivos a produção e o acesso ao conhecimento.” 

Porém, as tecnologias sozinhas não podem nos ajudar a desvendar o conhecimento, para isso é necessário que tenhamos outras capacidades ou competências. Muito mais do que saber navegar na internet, criar blogs, sites, enviar e-mails, é necessário que saibamos fazer leituras críticas para que a informação seja refletida e assim, o leitor/autor possa compreender e adquirir novos saberes, juntando o que já sabia com o novo.

A escola é grande parceira dos alunos para que desenvolvam estas capacidades e competências e, para tanto, o trabalho das Tecnologias na Educação para o ano de 2010 tem como objetivos:

- promover discussões sobre o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem de modo que seja possível criar ambientes de aprendizagem para o aluno interagir com situações e problemas;

- planejar, juntamente com coordenadores e professores, estratégias de ensino e de aprendizagem integrando os recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo;

- promover momentos de reflexão para que a sala de informática se torne um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que ela se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano)

 

 

2011

 Neste ano, os objetivos do trabalho com as Tecnologias na Educação foram mantidos os mesmos de 2010 e, além disso, como trabalhamos com a reflexão continua do trabalho, julgamos necessário  reformular as propostas de atividades (sugestões) disponibilizadas em 2009.