Ciclo I

     O ENSINO FUNDAMENTAL compreende a faixa etária dos 6 aos 15 anos. Nesta fase da escolaridade, gradualmente as noções de liberdade e responsabilidade vão se concretizando na participação dos educandos, que passam a gerir com progressiva autonomia suas escolhas, projetos e decisões, são oportunidades reais de aprendizagem. Assim, acredita-se promover uma vivência escolar consistente, permitindo que os educandos, a cada ano, tenham maior consciência de seu processo de aquisição de conhecimento e desenvolvimento.

    As escolas da  Rede Municipal de Educação oferecem a Educação Básica em suas etapas: Eucação Infantil, o Fundamental, já ampliado para nove anos, atendendo Lei nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006,  e de Educação de Jovens e Adultos. Compreende as modalidades descritas a seguir:

    Os anos iniciais (1º ao 5º) constituem o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. A criança, ao chegar à escola, traz saberes adquiridos em suas vivências familiares e sociais que são considerados e ampliados pelo professor, daí em diante mediador das relações do aluno com o conhecimento.

    Essa mediação é possibilitada pelas salas de aula, espaços estimulantes que favorecem a construção de conhecimentos, e pelo desenvolvimento de projetos. Os alunos são desafiados a levantar hipóteses, buscar respostas e a se relacionar com diferentes recursos como livros, atividades lúdicas, computadores e diferentes mídias.

    As crianças, ao apropriarem-se do sistema de escrita, passam, de forma mais autônoma, a encontrar novas possibilidades de compreensão do mundo.

    Os componentes curriculares estudados - Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Recreação, Natureza e Sociedade, Arte e Educação Física - são abordados com metodologias que favorecem a visão interdisciplinar e possibilitam aos professores considerar e ampliar os saberes dos alunos, permitindo-lhes atribuir diferentes sentidos ao mundo que os cerca.

    Nesse primeiro ciclo, os alunos recebem material didático elaborado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, “LER e ESCREVER”,  que visa retomar a mais básica função da escola: propiciar a aprendizagem da leitura e da escrita.

    O respeito às diferenças e às atitudes solidárias pautam as relações entre professores e alunos, alunos e alunos e demais profissionais da escola, com o intuito de construir a concepção cidadã que guiará as relações sociais dentro e fora da escola.

    A atuação do NAE junto ao Ciclo I, ocorre através das seguintes ações:

 ·        Acompanhamento junto aos diretores e coordenadores pedagógicos e orientação para as propostas político pedagógicas respeitando as individualidades e identidade de cada unidade escolar.

·        Elaboração da avaliação externa municipal (SAEM).

·        Reuniões periódicas com os coordenadores e diretores para formação continuada.

·        Participação nos horários de trabalho coletivo e nos conselhos de classe/série bimestrais para orientações, planejamento e avaliação.

·        Acompanhamento em sala de aula junto aos professores para apoio pedagógico.

·        Momentos de estudo com os professores de 3ª e 4ª série do município.