EJA

 Com o objetivo de estender a oportunidade de escolarização a uma faixa da população adulta que não freqüentou a escola na idade adequada, a Secretaria de Educação oferece a Educação de Jovens e Adultos com aulas presenciais que acontecem na EMEF Coronel Tobias no período noturno.

Ainda com esse objetivo a Secretria dá oportunidade para que esses jovens continuem os estudos. Nessa iniciativa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e SENAI oferece o "Novo Telecurso", com os cursos de 5ª a 8ª série.

 

 

Estrutura do Curso

 

  • Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (1º ao 5º ano)

Dividido em duas fases, o curso está estruturado em:

ALFABETIZAÇÃO I / 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos - Equivalente às 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental com três horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira, com duração de 1 ano.

ALFABETIZAÇÃO II / 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos - Equivalente às 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental com três horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira, com duração de 1 ano.

A cada ano é previsto o cumprimento de no mínimo 200 dias letivos, para o Programa de Alfabetização.

A avaliação na ALFABETIZAÇÃO I e II é processual e, ao final do curso, o aluno recebe o certificado de conclusão dos estudos equivalentes de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.

Baseado na concepção construtivista, o curso possibilita ao alfabetizando tornar-se um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Destaca-se o papel do alfabetizador, criando situações para que o educando resignifique o próprio conhecimento e desenvolva habilidades e competências.

Os alunos contam com toda a estrutura física e equipamentos da escola, tais como: biblioteca, sala de multimídia, além de todo material didático necessário ao trabalho do alfabetizador.

 

  • Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano) - Novo Telecurso

Iniciado no segundo sementre de 2009 o curso propicia condições para que a clientela de jovens e adultos concilie o trabalho, estudo e vida familiar.É gratuito e oferecido na rede municipal. Tanto a organização das fases quanto a distribuição da carga horária são flexíveis, para melhor atender às necessidades de cada turma.

Para matrícula nas séries iniciais, do Ensino Fundamental, é necessário ter 15 anos completos e ter concluído a 5º ano. Nas telessalas, há a presença de um monitor, que atua como orientador da aprendizagem, esclarencendo dúvida e estimulando o aluno na construção de seu próprio conhecimento. O curso atende pais de alunos e outras pessoas da comunidade que, por inúmeras razões, não freqüentaram a escola ou não concluíram as séries iniciais.

Via Teleducação, o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) atende às necessidades de aprendizagem de milhares de brasileiros, possibilitando o desenvolvimento pleno de suas potencialidades, dando-lhes condições para a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários ao exercício da cidadania.

O investimento nessa modalidade de ensino reforça o compromisso da Secretaria de Educação , com a população, que enfrenta, entre outros obstáculos, as limitações de tempo para os estudos.

Para a Secretaria de Educação, a Educação de Jovens e Adultos é uma oportunidade concreta de preparação dos indivíduos para melhor enfrentar a competitividade no mercado de trabalho e o exercício pleno e consciente da cidadania.