Educação Infantil

 TRABALHO COM DIRETORES E EDUCADORES DE CRECHE E EMEIS

 Grupos de Estudo, discussões e relatos de experiências com Educadores de  Educação Infantil e Diretoras de Creche:

             A educação Infantil, entendida como educação de crianças entre 0 a 6 anos tem passado por muitas discussões desde que foi reconhecida na Constituição Federal de 1988 como direito do cidadão e dever do estado, com isso também a histórica dicotomia que tem considerado a creche como um local de cuidar da criança e a pré-escola com um ambiente de educá-la.

            Portanto o objetivo maior dos encontros é estudar em uma só meta: mediar o desenvolvimento social, cultural, físico, cognitivo, emocional e lingüístico de nossas crianças desde seu nascimento através do cuidado, acolhimento, estímulo e desafios de modo que satisfaçam as necessidades da criança.

            Os encontros acontecem quinzenalmente com estudos e reflexões sobre temas pertinentes como:

  • Papel e importância do educador de creche como principal agente de desenvolvimento infantil, uma vez que é na interação com eles que as crianças conhecem e exploram o mundo ao seu redor, além de estabeleceram os vínculos afetivos que irão influenciar a vida futura dos pequenos.
  • Leitura e Contação de histórias: Importância do estímulo da imaginação e criatividade como forma de prevenção da saúde física e mental colocando os pequenos em contato com o mundo da fantasia, experimentando diferentes emoções e papéis através do mundo das histórias, de diversas formas e recursos para se explorar o tema;
  •  Brinquedos e Brincadeiras: A importância do brincar na primeira infância como recurso para exploração, reconhecimento e aprendizagem do mundo da qual faz parte, contribuindo também, de forma significativa para a saúde física e mental dos pequenos;

             Após os estudos teóricos e as discussões os educadores colocam em prática, realizando o que foi estudado, observando e registrando o trabalho com o seu grupo para socialização e discussões posteriores.

            Aprendemos mais na primeira infância do que no resto de nossa vida. Por isso, acreditamos tanto em sua importância.

            O desenvolvimento da primeira infância proporcionado pelo brincar, pelo lúdico, pela fantasia e pelo faz-de-conta é para toda a vida!