TIC na Educação
Todos temos muito o que discutir sobre as TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação - na Educação: qual o seu papel, ferramentas, melhores formas de utilização.
2010
Formação com professores - TIC na Educação: estudo de softwares e recursos (Ciclo II) - 2º semestre
Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Educação – Ciclo II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Investimento: Certificação
Carga Horária: 40 horas, sendo 12 horas de estudos presenciais, 16 horas para elaboração e aplicação de atividades e 12 de estudos e discussões a distância.
Horário:
Os professores interessados poderão optar por participação em uma das ofertas de turmas: - Turma 1 – 7h30m às 10h30m
- Turma 2 – 13h30m às 16h30m
- Turma 3 – 18h às 21h
Justificativa
O trabalho com as Tecnologias de Informação e Comunicação requer dos professores alteração nas concepções de ensino-aprendizagem e, além disso, conhecimento dos profissionais sobre softwares que favorecem o desenvolvimento de aulas e projetos para atingir os objetivos de informação e comunicação.
A necessidade de formação continuada dos professores é de fundamental importância do mesmo modo que a capacitação para o uso das ferramentas, sendo assim, a realização de momentos de formação envolvendo diferentes ferramentas propicia aos professores maiores recursos para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e, desta forma, atingem os objetivos educacionais de inclusão digital.
Objetivo geral
- Capacitar professores para o uso de softwares que propiciem a inclusão digital dos alunos
Objetivos Específicos
- Propiciar momentos de reflexão e discussão sobre as funções de diferentes softwares e sua utilização e impacto na prática pedagógica.
- Desenvolver habilidades para o manejo de softwares que possibilitem a elaboração e edição de textos e apresentações multimídias, comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção cooperação e publicação de textos na internet
Metodologia
- Seleção de ferramenta ou software;
- Realização de estudo da ferramenta ou software em encontros presenciais mensais de 3 horas;
- Planejamento e aplicação de atividade utilizando a ferramenta ou software em questão – atividade desenvolvida pelos participantes durante a semana que sucede o momento presencial de estudo;
- Discussão sobre a experiência (atividade planejada e aplicada), possíveis adequações e dúvidas sobre o software – atividade realizada em fórum de discussão (formador e participantes) – plataforma e-proinfo – durante a semana seguinte à aplicação – atividade à distância.
Avaliação e Certificação
A Certificação será emitida pela Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado – SEEC.
Os critérios para obtenção da certificação são:
- 75% de freqüência e participação nas atividades propostas nos encontros presenciais.
- 75% de participação nas atividades propostas nos trabalhos a distância.
Cronograma das atividades
Módulo |
Tema |
Período de Realização |
Carga Horária |
1 |
Lousa Digital |
12/08 – Atividades Presenciais |
3 horas |
13/08 a 27/08 – Atividades a distância – Parte I – elaboração e aplicação de atividades |
4 horas |
||
13/08 a 15/09 – Atividades a distância – Parte II – estudos e discussões à distância |
3 horas |
||
2 |
A decidir com os participantes |
16/09 – Momento Presencial |
3 horas |
17/09 a 08/10 – Atividades a distância – Parte I - elaboração e aplicação de atividades |
4 horas |
||
17/09 a 20/10 - Atividades a distância – Parte II - estudos e discussões a distância |
3 horas |
||
3 |
A decidir com os participantes |
21/10 – Momento Presencial |
3 horas |
22/10 a 05/11 - Atividades a distância – Parte I - elaboração e aplicação de atividades |
4 horas |
||
22/10 a 10/11 - Atividades a distância – Parte II - estudos e discussões a distância |
3 horas |
||
4 |
A decidir com os participantes |
11/11 – Momento Presencial |
3 horas |
12/11 a 26/11 - Atividades a distância – Parte I - elaboração e aplicação de atividades |
4 horas |
||
12/11 a 03/12 - Atividades a distância – Parte II - estudos e discussões a distância |
3 horas |
Pautas dos Encontros
Módulo I - Lousa Digital - Pauta lousa digital.doc (645 kB)
Tutorial_Lousadigital.doc (485,5 kB)
Módulo II - Planilha Eletrônica - Pauta Planilha Eletrônica.doc (169,5 kB)
Módulo III - Apresentação Eletrônica - Pauta Apresentação Eletrônica.doc (175 kB)
Módulo IV - Editor de Vídeo - Pauta Editor de Vídeo.doc (176 kB)
Formação com Professores – TICs na Educação: Grupo de Estudo (Ciclo II) - 2º semestre
Público alvo: Professores da Rede Municipal de Educação – Ciclo II
Responsável: Nacir Ap. Bertini
Horário: O grupo de estudos será realizado mensalmente em horários de HTPC (17h45m às 19h45m)
Local: Os encontros do grupo serão realizados no NAE – Núcleo de Atualização Educacional
Justificativa:
As concepções de educação estão sendo transformadas pela tecnologia. Os estudiosos do uso das TICs, salientam a importância das tecnologias da informação e dão ênfase à comunicação, trazendo para a realidade a necessidade da realização de trabalhos colaborativos que propiciem a construção de novas metodologias em prol da educação.
Diante deste cenário, faz-se necessário que a rede municipal de educação realize discussões acerca deste tema e realize planejamentos e replanejamentos dos trabalhos desenvolvidos.
Realizar momentos de discussão e trocas de experiências com os professores permite que sejam sensibilizados para a nova proposta do uso das TIC na educação, bem como favorece a diminuição das inseguranças e, as trocas de experiências promovem o aumento de repertório para planejamento do trabalho.
Objetivo Geral
- Promover a formação continuada dos professores em relação ao uso das TIC na Educação.
Objetivos Específicos
- Estudar experiências trazidas pelos próprios professores, que estejam sendo desenvolvidas em sala de aula ou que foram encontradas em pesquisas.
- Refletir sobre as possibilidades de desenvolver o trabalho como proposto ou as possíveis adequações para se tornarem realidade.
- Aprofundar e ampliar os conhecimentos sobre o uso das TICs – ir além do uso das mesmas como simples ferramentas, mas também como ambiente de produção, comunicação e publicação na rede.
Metodologia
- Elaboração coletiva de planos de aula ou projetos para serem desenvolvidos em sala de aula;
- Realização de estudos de experiências desenvolvidas em sala de aula ou que foram encontradas em pesquisas;
- Discussão de novas estratégias de trabalho e troca de experiências e replanejamento de atividades;
- Leituras para estudo.
Avaliação
A avaliação do trabalho será realizada durante as análises, discussões e reflexões nos encontros de formação, observando-se as participações nas atividades e, durante as visitas de acompanhamento observando-se as práticas nas unidades escolares.
Cronograma das Atividades
Datas para os encontros do grupo: 30/08/2010 - Encontro Agosto.doc (186,5 kB)
27/09/2010 - Encontro Setembro.doc (174 kB)
25/10/2010
29/11/2010